CIÊNCIA E TECNOLOGIA

30/01/2018 as 11:54

Novo golpe do WhatsApp promete plano de saúde gratuito; entenda

O objetivo dos criminosos seria ganhar dinheiro com tráfego e instalações de apps ilegítimos

Foto: (© Reprodução).<?php echo $paginatitulo ?>

Um novo golpe está circulando no aplicativo WhatsApp e promete plano de saúde gratuito por 1 ano, em nome da Unimed. O método usado pelos criminosos é conhecido para enganar os usuários do aplicativo: um questionário disfarçado de pesquisa seguido por um pedido por compartilhamento com amigos.

O objetivo dos criminosos seria ganhar dinheiro com tráfego e instalações de apps ilegítimos.

De acordo com o pesquisador de segurança sênior da Kaspersky Fabio Assolini, o golpe tem origem em três sites enganosos, que solicitam o envio de notificações via navegador. Em seguida, é emitido um alerta de que o usuário seria o ganhador de um ano de plano de saúde gratuito.

O banner leva a uma página com três perguntas sobre hábitos do internauta. Na última etapa do golpe, a falsa página da Unimed exige o compartilhamento da promoção com amigos e grupos no WhatsApp.

Ainda segundo a Kaspersky, o objetivo é o mesmo observado em outros ataques: monetizar tráfego para sites cheios de propagandas, lucrar com a instalação de aplicativos ilegítimos, alugar base de notificações para algum criminoso ou obter pagamentos através da assinatura de serviços premium.

 

 

 

 

 

Fonte: Notícias ao Minuto, com informações de Olhar Digital. 




Tópicos Recentes