13/12/2017 as 02:47

Belivaldo "corre trecho" enquanto parte da oposição silencia sobre 2018!

Quorum

Política
Por Habacuque Villacorte
<?php echo $paginatitulo ?>

A eleição de 2018 já começou, pelo menos nos bastidores do mundo político sergipano. Várias legendas estão se movimentando, conversando e procurando nomes de possíveis pré-candidatos para a filiação. Teremos um pleito “atípico” no próximo ano pelo sentimento de decepção da população com seus representantes. A expectativa é, inclusive, que muitas pessoas se abstenham do dever cívico do voto. Mas ainda assim a “temperatura subiu”, em especial, na base governista, onde muita gente está disposta a concorrer.

Se para muitos ele não passa de um “desconhecido e impopular”, o vice-governador Belivaldo Chagas (PMDB) começou a “correr trecho” e está buscando viabilizar seu projeto político. Neste primeiro momento, busca a consolidação, a unidade dentro do próprio agrupamento, costurando apoios e compromissos com legendas aliadas, sem deixar, evidentemente, de ter contato com a população, participando de solenidades do governo e de eventos festivos e religiosos com mais frequência. Está fazendo sua parte.

Pela oposição, o PPS sob a liderança de Mendonça Prado e João Fontes vai costurando apoios, buscando novos filiados, buscando fortalecer a legenda, em especial com o DEM, do ex-governador João Alves Filho e da senadora Maria do Carmo Alves. É a mesma linha de raciocínio da REDE SUSTENTABILIDADE, que já confirmou a pré-candidatura de Emerson Ferreira para o Governo e que está alinhado com o Partido Verde. Até o PSOL está se movimentando, e alguns membros chegaram a convidar, semana passada, o presidente da OAB, Henri Clay, para a filiação e uma possível candidatura.

Em síntese, há uma movimentação nítida de alguns segmentos visando a eleição para 2018, mas o que chama a atenção deste colunista ainda é o “silêncio” de setores da oposição. Pré-candidatos naturais, os senadores Valadares (PSB) e Eduardo Amorim (PSDB), e o deputado federal André Moura (PSC) evitam falar sobre eleição. O primeiro, inclusive, está de licença médica por 121 dias. Amorim e André seguem suas atividades, mas não “incomodam” muito o governo que, mesmo desgastado, vai construindo um projeto de continuidade. 

O “silêncio” pode sim ser uma estratégia da oposição para 2018. Talvez, diante do cenário desfavorável para a classe política, o grupo esteja pensando em não antecipar o pleito, como também tem o lado financeiro pesando. Qualquer antecipação representa o aumento de custos projetados para o próximo ano. O problema é que esse “recuo” pode dar margem para Belivaldo “crescer e ganhar corpo”. Apesar do desgaste do governo, a política muda muito e o vencedor só sai após a apuração dos votos...

 

Veja essa!

Repercutiu no meio político, durante a votação na Sala de Comissões da Alese, a colocação feita pelo deputado Luiz Mitidieri (PSD) ao também deputado Capitão Samuel (PSL) que solicitava o apoio dos colegas para a aprovação de um projeto que beneficia a PM.

 

E essa!

Mitidieri questionou o fato de Samuel votar contra as propostas dos colegas e vir cobrar o voto dos colegas para suas proposituras. O questionamento gerou certo desconforto, mas que acabou, aparentemente, sendo superado. A proximidade de 2018 eleva a temperatura na Casa...

Exclusiva!

Chega a informação que um servidor da Justiça do Trabalho, dono de um empreendimento na região do Mosqueiro, mantém os funcionários em regime de escravidão, trabalhando sem carteira assinada, vale transporte e com o salário vinculado com a comissão paga pelos clientes. Em casa de ferreiro, amigo...

 

Votação na sexta

Com a ausência de alguns deputados estaduais nesta quarta-feira (13), o governo preferiu não correr o risco e a votação do Orçamento e demais projetos na Assembleia Legislativa está prevista para a próxima sexta-feira (15), no final da manhã. Em seguida, a Casa inicia o recesso parlamentar.

 

Posse de Ulices

A “contagem regressiva” dos servidores do Tribunal de Contas do Estado está terminando. Na próxima sexta-feira (15) será a possa da nova diretoria do TCE, que nos próximo biênio estará sob a presidência do Conselheiro Ulices Andrade. É o fim da “era Clóvis Barbosa”, que não deixará muitas saudades...

 

Deu ADECON!

Quando este colunista antecipou, via as cartas do tarô, o resultado da licitação da Prefeitura de Aracaju, para a contratação de empresa responsável pela manutenção dos postos de Saúde da capital, a secretaria municipal de Saúde logo se manifestou.

 

Resultado

Conforme previu o jogo das cartas da taróloga, a empresa ACL, do Grupo ADECON, venceu a licitação com a proposta de R$ 6,6 milhões, de um total de R$ 7 milhões. E apenas duas (EU DISSE DUAS) empresas compareceram para concorrer. Empresários da construção civil vinham dizendo que seria perda de tempo disputar esta licitação.

 

Silenciou

O estranho é que após o acerto deste colunista, via a taróloga, a secretaria municipal de Saúde não mais se manifestou, simplesmente silenciou. Também não custa o MPE e o TCE acompanharem mais de perto determinadas licitações. Vida que segue...

 

Parceria antiga

A empresa ACL, do Grupo ADECON, dará continuidade ao trabalho que vinha sendo exercido desde o início do ano para a PMA, através de um contrato emergencial. A parceria do Grupo ADECON e as gestões do prefeito Edvaldo Nogueira em Aracaju são antigas.

 

Falando nele

Não chamem o presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais de Sergipe (Sindmuse) Tonico Saraiva, e o prefeito Edvaldo Nogueira para uma conversa. Tonico vinha trabalhando duro nos últimos meses pela realização do Reveillon na Orla de Atalaia, junto ao governador Jackson Barreto.

 

Músicos

A informação é que Tonico e o sindicato foram decisivos para o governo do Estado, via Banese, decidir financiar a realização do réveillon junto com o Setransp. Mas durante o anúncio da programação pelo prefeito veio a surpresa negativa: nenhuma das quatro atrações da festa são filiadas ao Sindmuse.

 

Constrangimento

Tonico esperava um gesto ou um reconhecimento do prefeito, que não veio. Ao abordar o gestor, para questionar a não contratação de artistas sindicalizados, Edvaldo teria dado um “chega pra lá” no presidente e se afastou para conceder entrevistas.

 

Lamenta

Em conversa com este colunista o presidente do Sindmuse se mostrou frustrado com a gestão de Aracaju. Revelou gratidão com o governa dor Jackson Barreto, que atendeu seus apelos, mas lamentou a postura de Edvaldo Nogueira. Na virada do ano, mais uma vez “o fole não roncará”...

 

Amorim I

O senador Eduardo Amorim pediu apoio ao projeto de sua autoria que institui o Dia Nacional do Feirante. A proposta (PLS 386/2017) aguarda a designação de relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado. A data escolhida para a homenagem foi 25 de agosto, que marca o início da primeira feira livre do Brasil, em 1914, na cidade de São Paulo. 

 

Amorim II

Para o senador, as feiras livres fazem parte da cultura brasileira e de vários países do mundo. Amorim destacou o Mercado Ver-o-Peso, em Belém, e a Feira de Caruaru, em Pernambuco, como algumas das maiores do país. Segundo ele, em Sergipe mais de 100 mil pessoas têm as feiras livres como principal fonte de renda. 

 

Valorizado 

Sob a liderança do senador Eduardo Amorim, o PSDB de Sergipe mostrou força na Convenção Nacional do partido, que elegeu Geraldo Alckmin como novo presidente nacional da sigla no último sábado, 9. Uma prova desse fortalecimento foi a escolha do senador Eduardo, ao lado de grandes nomes do PSDB como Pedro Taques, Cássio Cunha Lima e João Doria, como um dos vogais, isto é, primeiro substituto em caso de vacância dos cargos. 

 

Valorizado II 

“O partido em Sergipe saiu fortalecido e valorizado da Convenção. Vários espaços foram conquistados: na juventude, com Herbert Pimenta; no Tucanafro, com Daniel Max; e na Executiva Nacional, com o meu nome escolhido com um dos vogais do PSDB. Ficamos felizes com essa prova de que estamos no caminho certo na condução do partido em Sergipe. Vamos continuar avançando e fortalecendo cada dia mais o PSDB em Sergipe e no Brasil”, salienta Eduardo.

 

Juventude

Após a Convenção que elegeu o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o novo presidente nacional do PSDB, os senadores Eduardo Amorim e Flexa Ribeiro tiveram um encontro com a Juventude do PSDB. "Ampliamos os diálogos com esses novos pensadores que farão a diferença nas próximas eleições", disse o senador Eduardo, que vem sendo reconhecido um dos principais líderes da Juventude do PSDB.

 

Laércio Oliveira I

O deputado federal Laércio Oliveira foi convidado para uma missão oficial no Japão, totalmente custeada pelo governo japonês. O parlamentar participará de reuniões com a família real japonesa, empresários e autoridades governamentais como o especialista em cooperação internacional Hongo, o secretário Executivo do Grupo Parlamentar Japão-Brasil Kawamura, o vice Primeiro Ministro das Finanças e o Presidente do Grupo Parlamentar Japão Brasil, Vice-presidente da Câmara dos Representantes Akamatsu, entre outros.

 

Laércio Oliveira II

Na pauta das discussões, estão os investimentos de empresas estrangeiras para a geração de empregos no Brasil. O parlamentar esteve na semana passada com o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, para definir os últimos detalhes da missão oficial.

 

André Moura

O portal “Frentes Parlamentares”, uma associação de membros de legislativos estaduais e federal de vários partidos, publicou artigo no qual destaca a atuação do líder no Congresso Nacional André Moura, que, de acordo com a publicação, “vem demostrando competência e seriedade na arte de negociar, pois tem coordenado os trabalhos de articulação em votações importantíssimas para o Palácio do Planalto e o governo como um todo, daí vir conquistando, cada vez mais, a confiança dos seus pares, e se revelando um verdadeiro líder, na acepção da palavra”.

 

Álcool em gel

O Projeto de Lei nº 56/2017, que dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação e disponibilização, ao público em geral, de recipiente contendo álcool em gel, em estabelecimentos públicos e privados, em todo Estado de Sergipe foi aprovado na Assembleia Legislativa por unanimidade.

 

Matos

Esse projeto é de autoria do deputado Moritos Matos. De acordo com o parlamentar, o projeto pode parecer simples, mas trará grandes resultados. “Vai influenciar na vida das pessoas, principalmente na questão da saúde. Além disso, vai reduzir os custos na área da saúde”, enfatiza Matos.

 

Maria Mendonça

A deputada estadual Maria Mendonça (PP) apresentou duas Emendas Modificativas ao Projeto de Lei nº 171/2017, de autoria do Poder Executivo, que estima a receita e fixa as despesas para o Estado no exercício de 2018. As alterações, destacou a parlamentar, visam “remanejar recursos para áreas mais sensíveis e que precisam de maior atenção por parte do Governo, considerando que afetam diretamente a vida do cidadão que contribui com seus impostos”.

 

Mais segurança

A Emenda nº 9 realoca recursos da ordem de R$ 3 milhões da Secretaria de Estado da Comunicação para a Secretaria da Segurança Pública. Segundo Maria, a verba a ser transferida da primeira pasta, cujo orçamento está fixado em R$ 10 milhões, deverá ser revertida no “aparelhamento das Polícias Civil, Militar e também do Corpo de Bombeiros, que sofrem pela falta de estrutura para o bom desenvolvimento de suas atividades”.

Mais cultura

Outra emenda proposta por Maria Mendonça, a de nº 8, redistribui R$ 1 milhão dos R$ 8 milhões previstos no orçamento da Secretaria de Estado da Casa Civil para a Secretaria de Estado da Cultura. Esse montante, de acordo com a propositura, deve ser investido no fomento de eventos que disseminem a cultura sergipana.

 

Código

Os deputados aprovaram o PL nº 22/2017, que estabelece normas para a proteção, defesa e preservação dos animais no Estado de Sergipe – ou seja, o primeiro Código de Proteção aos Animais do Estado de Sergipe. O projeto é de autoria do deputado estadual Georgeo Passos (PTC). A ideia é punir atos de abuso, maus-tratos, ferimento ou mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, cometidos por pessoas comuns, instituições de pesquisa cientificas e empresas.

 

Georgeo Passos

Para isso, o projeto prevê a aplicação de sanções para quem desrespeitar as normas através da aplicação de multas e até a perda da guarda do animal. “Esta foi uma forma que encontramos para colaborar com a causa animal em Sergipe. Percebemos que não havia uma legislação que tratasse especificamente deles, o que tem ocasionado a impunidade para quem comete qualquer ato de abuso. Por isso, o PL deverá preencher essa lacuna”, comentou Georgeo.

 

Alese

Os deputados estaduais apreciaram e aprovaram uma série de projetos, nas Comissões Temáticas e em plenário, de autoria Mesa Diretora, do Poder Executivo e de iniciativa de diversos parlamentares. Todas as proposituras foram aprovadas por unanimidade.

 

Alô prefeitos

Do Poder Executivo foi aprovado o PL que disciplina a forma, o conteúdo, prazo, requisitos e indicação da compensação como forma de pagamento de créditos tributários decorrentes de ICMS, sem implicar em qualquer forma de prejuízo ao erário ou coerção ao contribuinte. O líder da oposição, deputado estadual Georgeo Passos, aprovou uma emenda aditiva, acrescentando o parágrafo 9º, determinando a obrigação do repasse dos 25% do valor compensado para os municípios.

 

Renegociação I

Também de autoria do Poder Executivo foi aprovado o PL que celebra termos aditivos aos contratos firmados com a União com base em legislação federal e em Medida Provisória relacionados com as modificações no Programa de Reestruturação e de Ajuste Fiscal estabelecidas nas Leis Complementares (Federais) nº 148/2014 e nº 156/2016. O Governo argumenta a séria crise fiscal e financeira que se apresenta e a necessidade de reduzir as despesas oriundas de operações de crédito.

 

Renegociação II

Dentro da mesma necessidade de renegociar suas dívidas e sob a mesma base legal, o PL 228/2017 autoriza o Executivo a celebrar aditivos aos contratos firmados com a União, renegociando as dívidas de Sergipe com o Governo Federal. Mediante o risco de congelamento das despesas primárias correntes e, consequentemente, o “congelamento” dos salários dos servidores por dois anos, a oposição questionou e o líder do governo, deputado Francisco Gualberto (PT) apresentou uma emenda supressiva retirando do texto legal o artigo em questão.

 

Retribuição transitória

Outro PL aprovado dispõe sobre a remuneração, com reajuste do vencimento básico, dos cargos de provimento efetivo das Carreiras de Guarda de Segurança do Sistema Prisional, Agente de Segurança Penitenciária e de Agente Auxiliar de Segurança Penitenciária do Poder Executivo Estadual, instituindo a retribuição financeira transitória pelo exercício eventual de atividade de plantão, a qual não poderá ser incorporada à remuneração e nem aos proventos dos membros das carreiras de Guarda de Segurança do Sistema Prisional.

 

Ajuda de custo

Também de autoria do Poder Executivo foi aprovado um PL que disciplina o instituto da ajuda de custo, em caráter sempre temporário, casual e especial, em substituição ao cargo em comissão, o que implica a um só termo, por sua natureza indenizatória, em desoneração de gasto de pessoal, não implicando em concessão de adjutório geral e irrestrito à carreira de Procurador do Estado, suprindo situações transitórias nas quais um procurador é lotado em Brasília (DF) e enquanto durar tal lotação qualificada.

 

Mesa Diretora

De autoria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo que concede licença ao governador e ao vice-governador do Estado para se ausentarem do Estado e do País por um período de 45 dias consecutivos ou intercalados, até o final de 2018. Também da Mesa Diretora foi aprovado o PL que dispõe sobre alterações na tabela de vencimentos e percepção de vantagens dos servidores ocupantes de cargos efetivos da Assembleia Legislativa.

 

Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (PEN) solicita a instalação de um cash 24 horas no Mercado Vereador Milton Santos, localizado no conjunto Augusto Franco, zona sul de Aracaju. Segundo ela, esse é um desejo dos comerciantes e da própria comunidade, que faz compras no espaço.

 

Emília Corrêa II

De acordo com Emília, o Mercado do Augusto Franco conta amplo espaço de comercialização, com grande frequência de consumidores, o que torna a presença de um cash de auto-atendimento uma forma de incrementar as vendas, captando novos consumidores para o local.

 

PMA

O prefeito Edvaldo Nogueira sancionou o projeto de lei que institui o Plano Municipal de Saneamento Básico.  O documento, que foi elaborado com base em estudos da Universidade Federal de Sergipe e da própria administração municipal, estabelece marcos regulatórios na prestação dos serviços de água, esgoto, drenagem e limpeza urbana. Com a sanção do projeto, a prefeitura também fica apta a receber recursos para estas áreas.

 

Edvaldo Nogueira

“Aracaju carecia deste plano, uma vez que é uma exigência federal. Mostrando o nosso compromisso com a cidade, fizemos o projeto, com a participação de técnicos e de pesquisadores da UFS e realizamos audiências públicas. Agora temos um Plano, que estabelece o que deve ser feito em curto e médio prazo para melhorar os serviços. É um plano com foco no saneamento básico, no esgotamento sanitário, que tem preocupação com a preservação ambiental, o lixo e com a oferta de água na cidade”, destacou Edvaldo.

 

Laranjeiras I

A Prefeitura de Laranjeiras, na gestão do prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, e da vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”, teve seu esforço concentrado de reconstrução em 2017 reconhecido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A gestão obteve nota 9,5% no que se refere às ações de fomento e controle da transparência.

 

Laranjeiras II

O resultado final foi apresentado no auditório do Tribunal de Contas, durante o Seminário “Todos Contra a Corrupção”. A avaliação foi feita pela Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos), entre os dias 01/10 e 28/11, junto aos portais das Prefeituras e Câmaras.

 

Paulão das Varzinhas

O prefeito Paulão das Varzinhas celebrou o resultado dizendo que isso é reflexo da equipe técnica que está desempenhando o trabalho na administração. “Estamos apenas cumprindo aquilo que determina a legislação quanto à Lei da Transparência. Nossa meta agora é ampliar esse trabalho e atingir a nota 10 em 2018”.

 

Resultados positivos

Em seguida, Paulão das Varzinhas aproveitou para deixar uma mensagem para seus adversários políticos no município. “A oposição de Laranjeiras precisa aprender a trabalhar. Em menos de um ano os resultados já começam a aparecer. Nosso compromisso é com o futuro da cidade e das próximas gerações”.

 

Gestão transparente

“O passado está incomodado com isso. Se tivesse sido mais transparente talvez estivesse no presente ou seria lembrado no futuro. Passam o dia todo fazendo picuinha contra a nossa gestão e aí vem o TCE e reconhece o nosso trabalho. E assim a nossa caravana vai seguindo”, completou Paulão das Varzinhas.

 

Jovens empreendedores

Como os jovens podem contribuir para a construção de uma sociedade empreendedora? A resposta para esta pergunta pode estar em uma instituição criada há oito meses aqui em Aracaju, por um adolescente de apenas 17 anos, que tem como objetivo mostrar que os jovens tem um potencial enorme de transformação, basta ele dar o primeiro passo que é a vontade de querer fazer algo.

 

Liga

Felipe Bonfim fundou a Liga, uma startup (termo usado para definir uma organização empreendedora formada para a busca de um modelo de negócios) que tem como objetivo criar um ambiente para encorajar as pessoas a buscarem seus objetivos. “Somos uma instituição sem fins lucrativos que incentiva a criação de uma cultura empreendedora na sociedade brasileira. Queremos empoderar os jovens a fazerem as mudanças que eles pretendem fazer no mundo”, afirmou.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com




Tópicos Recentes