EDUCAÇÃO E CULTURA

21/01/2018 as 15:22

Entenda as novas regras para participar do Fies 2018

Tire as duvidas para se inscrever no programa deste ano

Foto: (Arquivo/Meon).<?php echo $paginatitulo ?>

O sonho de ingressar no Ensino Superior ficou mais próximo para os jovens de baixa renda, mas as regras para aderir ao programa mudaram no último mês de dezembro. 

1. Só no Fies1 há opção de juro zero? 

Mito. O FIES1 é Juro zero, mas é destinado unicamente para estudantes com renda familiar de três salários mínimos por pessoa e as vagas são limitadas a 100 mil estudantes. Mas empresas privadas vão estar no FIES 2 e 3 também com juro zero para todo e qualquer aluno, seja qual for sua renda familiar per capita. A taxa zero depende apenas da faculdade escolhida pelo estudante. 

2. Todos os estudantes podem contar com o Fies? 
Mito. Estudantes que concluíram o ensino médio e realizaram o Enem podem participar desde que tenham nota mínima de 450 pontos no exame e suas redações não tenham recebido nota zero. Além de ter renda máxima por pessoa de 5 salários mínimos. Para solicitar é necessário já estar matriculado em um curso de graduação presencial de instituição de ensino que tenha aderido ao Fies. 

3. O novo Fies agora conta com a iniciativa privada? 
Verdade. Além do governo, haverá financiamento de instituições privadas em 2018. Assim, é possível ampliar a oferta de crédito universitário. Como as vagas do FIES1 (público) são limitadas, o estudante precisa informar no SisFies que também tem interesse nas demais modalidades. Assim, se não conseguir o FIES público, poderá contar com outras opções de financiamento, 

4. Estudantes de graduação na modalidade EAD podem solicitar o Fies 
Mito. Apenas estudantes de graduação presencial podem solicitar o Fies. 

5. Fiquei de fora do Fies. Não tenho como obter financiamento para minha graduação? 
Mito. Quem não atender as condições previstas nas três modalidades do Fies, pode sim contar com financiamento para sua graduação. Empresas privadas, como o Pravaler, oferecem a opção de crédito, inclusive com a possibilidade de juro zero, dependendo da faculdade escolhida pelo estudante. 

 

 

 

 

 

Fonte: Meon




Tópicos Recentes