ESTILOS E TENDENCIAS

09/12/2017 as 01:34

Aprenda como manter a cozinha limpa e organizada

Na cozinha, ambiente onde são preparadas as refeições deve ser organizado

DIVULGAÇÃO<?php echo $paginatitulo ?>



A disposição dos móveis é uma forma de começar a organizar a cozinha. Se você tiver espaço, procure manter a geladeira longe do fogão, por exemplo, pois isso evita que a gordura dos alimentos preparados nele suje sua porta ou laterais. Isso vale também para os armários.

A pia precisa de uma atenção especial. Ela deve ficar o mais livre possível, apenas ocupada pelo necessário, para que seja mais útil para preparar os alimentos. Tente deixar o escorredor de louça apenas o tempo necessário para enxugar os utensílios e depois guarde tudo no lugar.

Organização e limpeza
Pela praticidade, o armário embaixo da pia costuma servir para guardar as panelas, que podem ser armazenadas uma dentro da outra. Já para as tampas, vale comprar algum tipo de suporte, como aramados ou até adaptar um escorredor de louça, onde seja possível enfileirá-las.

Esse espaço precisa ser muito bem limpo e organizado. Para fazer a limpeza do armário, que geralmente é de metal como a pia, você pode usar CIF Cremoso, que remove todo tipo de sujeira. Basta aplicá-lo na parte amarela de uma esponja, esfregá-la suavemente na superfície e finalizar com um pano seco para remover os resíduos do produto.

Apenas o necessário
É legal deixar na cozinha apenas o que é de uso diário, como panelas comuns, jogos de pratos e talheres nas quantidades necessárias para atender os ocupantes do imóvel. As pratarias, pratos de porcelana ou taças de cristal, que só são retiradas do armário para ocasiões especiais, podem ser armazenadas em outro local da casa. Uma cristaleira instalada na sala, por exemplo, pode ser uma boa opção, pois além de tudo vira decoração.

Aquilo que é usado diariamente deve estar sempre à mão. Pratos, por exemplo, devem ficar na altura dos olhos. Os potes podem ser guardados uns dentro dos outros, secos e destampados, e as tampas de mesmo tamanho podem ficar juntas. Facas de corte, como de carne, frango, legumes ou pão, podem ser colocadas na parede em uma placa imantada.

De olho na geladeira
Além de ter uma localização estratégica, a geladeira precisa de alguns cuidados para um bom funcionamento. Divida os alimentos por tipos, de acordo com cada prateleira. Ovos, frios e carnes, por exemplo, podem ficar na primeira, onde é mais gelado. O gavetão embaixo é ideal para guardar frutas, verduras e legumes. Na porta deixe condimentos, como mostarda, e garrafas abertas. Evite deixar nela produtos fechados que só precisem de refrigeração após abertos, para economizar espaço e energia.

A organização dos alimentos nos armários também merece atenção. Ordene-os de acordo com o tipo e lembre-se de sempre posicionar os que tiverem a validade mais próxima na frente, para evitar o desperdício. Os temperos podem ser acondicionados em potinhos de vidro arredondados, que se encaixam bem, em nichos ou caixas para guardá-los juntos, o que aumenta a praticidade.

TERRA




Tópicos Recentes