MUNDO

20/01/2018 as 10:34

Governo Trump é suspenso por falta da lei de orçamentária

Senado não aprovou a lei de financiamento

Foto: (© REUTERS/Carlos Barria)<?php echo $paginatitulo ?>

Como o Senado dos Estados Unidos não aprovou a lei de financiamento provisório, proposta pelo governo de Donald Trump, a administração dos Estados Unidos está suspensa, desde a 0h deste sábado (20). A lei orçamentária anterior expirou à meia-noite, no horário de Washington (3h na hora de Brasília).

O chamado "projeto-tampão" de Trump, com validade até 18 de fevereiro, já foi aprovado pela  Câmara dos Representantes do Congresso, mas, para passar no Senado, precisa de 60 votos. E recebeu apenas 51. Outros 49 senadores votaram contra.  

O debate promete continuar durante o fim de semana, no Capitólio. Porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders declarou que, com o bloqueio, os democratas "colocaram a política acima dos interesses da segurança nacional, famílias dos militares, crianças vulneráveis e oportunidade de servir para todos os norte-americanos", publicou a Sputnik. 

Os EUA pertencem a uma minoria de países onde o governo não pode funcionar de maneira completa sem orçamento. É o primeiro fechamento sofrido pelo país em cinco anos. O último foi em outubro de 2013, quando 800 mil servidores públicos foram licenciados sem salários por 16 dias.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Notícias ao Minuto.




Tópicos Recentes