Dólar (USD) 3,27
Euro (EUR) 3,64
Peso Argentino (ARS) 0,20
Libra Esterlina (GBP) 4,18
18/05/2017 às 22:31:02
Prefeitura de Riachuelo realiza campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes

 

O dia em que é realizado a Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes foi marcado na manhã desta quinta-feira, 18, com uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social e o Conselho Tutelar de Riachuelo.

A atividade complementar de mobilização e conscientização foi desenvolvida hoje culminando um planejamento de ações educativas nas instituições de ensino do município, onde toda equipe realizou a distribuições de panfletos informativos para alunos e professores.

A campanha tem como objetivo alertar às crianças e adolescentes a importância de denunciar o abuso e à exploração sexual. Durante a semana da Campanha, a Secretaria Municipal de Assistência Social , com o apoio e protagonismo do Conselho Tutelar de Riachuelo promoveu palestras em todas as escolas da rede municipal. 

De forma massificada, os conselheiros tutelares abordaram e orientaram as crianças e adolescentes sobre o tema, por meio de desenhos animados e de atividades lúdicas. Desde a última segunda-feira 15, os conselheiros vem desenvolvendo a atividade de mobilização da campanha em todas as escolas municipais, estaduais e particulares de Riachuelo. "É através das políticas públicas, da conscientização, do combate, enfrentamento e prevenção, que fortalecemos nossas ações contra qualquer violação de Direitos Humanos das nossas Crianças e Adolescentes", afirma o coordenador e conselheiro tutelar, Savio Xavier.

 

De acordo com a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes e Secretária municipal de Assistência Social, Cecilia Dias, a campanha é de suma importância para a sociedade. "A data de hoje não é um motivo de comemoração. É um dia em que todos nós devemos ir às ruas para alertar toda a sociedade sobre a importância da denúncia. Por meio de ações como essas, podemos fazer à diferença na vida dessas crianças e adolescentes que estão sendo violentadas com este mal. Parabenizo e agradeço o apoio da gestão municipal, Cândida Leite, em apoiar toda a política voltada a criança e adolescente de Riachuelo”, frisou. 

 

Por que 18 de maio?

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado. Os agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a partir da partir da aprovação da Lei Federal 9.970/2000.