Sexta, 21 de julho de 2017
19/05/2017 às 14:08:10
Saiba quanto um empreendedor ganha no Brasil (de verdade)

As histórias de superação de quem criou um negócio de sucesso despertam em muitas pessoas o desejo de empreender.

Porém, a grande maioria dos empreendedores brasileiros tem uma realidade bem mais dura do que parece – inclusive na questão financeira.

71,5% dos donos de negócios no país declaram que sua renda mensal familiar é de até três salários mínimos – nos valores de hoje, isso representa até 2.811 reais de “salário” desses donos de empresa. Na faixa de renda acima de nove salários mínimo (a partir de 8.433 reais), estão apenas 1,63% dos empreendedores.

“Temos verificado um aumento na proporção dos empreendedores que faturam até três salários mínimos nos últimos anos”, analisa Guilherme Afif Domingos, presidente do Sebrae. Em 2015, a porcentagem era de 61% dos donos de negócios.

Com relação ao faturamento propriamente dito, entre os empreendedores iniciais, 45,7% afirmam que seu negócio fatura até mil reais por mês e 30% dos empreendimentos ainda não faturavam nada no momento em que a pesquisa foi realizada.

Para Afif, a recessão econômica brasileira está associada ao aumento do desemprego e a queda do rendimento médio real dos trabalhadores.

“O rendimento médio da maioria das ocupações e dos negócios tende a acompanhar o desempenho médio da economia, que não vem – o caso dos empreendedores não foi diferente.”

Os dados são da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada neste mês pelo Instituto Brasileira da Qualidade e Produtividade (IBQP) e pelo Sebrae.

O estudo analisou a atividade empreendedora no mundo, compilando dados de 65 países ao longo de 2016. No Brasil, a pesquisa foi realizada de setembro a novembro, entrevistando 2 mil pessoas em idade adulta e 93 especialistas em empreendedorismo.

Fonte: Exame.com