Quarta, 22 de novembro de 2017
14/11/2017 às 09:58:52
‘O Outro Lado do Paraíso’: Resumos dos capítulos de 13 a 25 de novembro

Segunda, 13 de novembro
Clara expulsa Gael de casa. Renato não aceita a proposta de Sophia. Sophia convence Gael a se manter longe de Clara. Clara pede ajuda a Renato e abandona Gael. Samuel passa a noite com Suzy. Renato leva Clara para a casa de Josafá. Natanael vê Duda perto de sua casa e se enfurece. Um homem leva Elizabeth/Duda para casa e a rouba. Natanael planeja o desaparecimento da ex-nora. Bruno pensa em Raquel. Gael descobre que Clara saiu de casa. Renato leva Mercedes até Clara. Samuel marca um encontro com um rapaz. Nádia e Gustavo ameaçam Bruno para ele esquecer a ideia de se casar com Raquel. Natanael planeja o sumiço de Elizabeth/Duda. Gael implora que Clara volte para casa e Lívia alerta a cunhada.
Terça, 14 de novembro
Lívia faz uma proposta para Clara e Gael. Nádia afirma que Bruno não se casará com Raquel. Samuel dispensa Suzy e se encontra com um rapaz. Adinéia pede que Samuel se case com Suzy. Elizabeth/Duda pede carona em um posto de gasolina. Lívia confidencia a Clara que está grávida. Duda abre uma conta em um banco e assume de vez a nova identidade. Nádia se surpreende ao perceber que Bruno viajou. Clara e Gael viajam juntos. Lívia acredita que conseguiu engravidar, mas é alarme falso. Samuel convida Suzy para jantar. Lívia se enfurece quando Renato pergunta por Clara. Sophia afirma a Amaral que terá as esmeraldas quando seu neto nascer. Samuel pede Suzy em casamento. Bruno procura Raquel e a Mãe, líder do quilombo, lhe dá um ultimato. Lívia revela a Clara que não pode ter filhos e afirma à cunhada que também será a mãe de seu sobrinho.

Quarta, 15 de novembro
Lívia se muda para a casa de Gael e Clara estranha o seu comportamento. Bruno volta para casa arrasado e Nádia o protege. Mãe incentiva Raquel a vender as peças de capim dourado na cidade para seu sustento. Duda se estabelece em uma cidade praiana. Raquel vende as peças de artesanato nas lojas do aeroporto. Clara chama Raquel para ser a babá de seu filho, mas Lívia discorda. Leandra se insinua para o sócio misterioso do bordel. Lívia descobre os planos de Sophia e faz uma proposta para a mãe. Mercedes diz a Renato que o filho de Clara precisa nascer. Lívia ajuda Clara. Um pescador tenta se aproximar de Duda. Lívia e Clara compram roupas para o bebê. Samuel compra sua aliança de casamento. Clara procura por Mercedes. Chega o dia do casamento de Samuel e Suzy. Sophia prende Estela e Rosalinda no quarto para impedir que a filha vá à festa. Tônia faz o parto de Clara, que sofre complicações após o nascimento do bebê.

 

Quinta, 16 de novembro
Renato é chamado às pressas no hospital e Gael implora para que ele salve Clara. Lívia se preocupa com o bebê e segue a enfermeira até o berçário. Estela chega ao hospital e Sophia não gosta. Renato salva a vida de Clara e Sophia se lamenta para Amaral. Lívia não deixa Clara segurar o filho. Duda estranha ao ver Tenório ao seu lado na cama ao acordar. Samuel se aconselha com Inácio. Renato examina Clara e Lívia sente ciúmes. Duda sai para pescar com Tenório e seus amigos. Clara e Gael aceitam a sugestão de nome que Sophia dá para o bebê, Tomaz. Josafá e Mercedes conhecem a criança. Lívia recusa a benção de Mercedes, que não tem bom pressentimento ao conhecer a filha de Sophia. Gael pede para Lívia sair de sua casa. Nádia conhece Tônia e comenta com Gustavo que deseja apresentá-la para Bruno. Bruno encontra Raquel. Nicácio e Ivanilda aconselham Clara a tomar cuidado com Lívia. Lívia volta para a casa da mãe e Sophia a questiona sobre sua proposta.

Sexta, 17 de novembro
Lívia afirma que ajudará Sophia a separar Clara e Gael. Bruno tenta se reaproximar de Raquel. Tenório observa o dinheiro que Duda tem guardado. Samuel mente para não dormir com Suzy e começa a conversar com um rapaz pela internet. Nádia ouve Bruno declarar seu amor por Raquel para Diego. Laura tem uma crise de choro ao ver um desenho e Lorena se preocupa. Clara ganha um celular de Lívia e conta para Gael. Tenório pede para Danilo não contar para Duda que ele é casado. Gustavo decide cortar a mesada de Bruno. Nádia exige que Gustavo impeça Bruno de vender sua motocicleta. Lívia marca um encontro com Renato na casa de Gael. Mercedes tem um pressentimento com Clara e conta para Josafá. Gael chega em casa e encontra Renato conversando com Clara.

Sábado, 18 de novembro
Clara vai para a delegacia com Gael e Vinícius avisa a Sophia, que providencia um habeas corpus para o filho. Clara registra queixa contra Gael. Renato se surpreende com o jeito como Lívia cuida de Tomaz. Sophia leva Gael para casa. Gustavo e Diego não gostam do jantar que Nádia prepara para Tônia. Bruno e Raquel pensam um no outro. Tenório tenta descobrir a origem do dinheiro de Duda. Vinícius recebe um presente de Sophia. Gael tenta falar com Clara, mas Lívia o impede. Clara avisa a Josafá que irá se separar. Sophia apoia a separação de Gael e Clara. Zildete sonda Leandra sobre o sócio do bordel. Bruno descobre que Nádia e Gustavo o impediram de vender sua motocicleta e desabafa com Tônia. Raquel afirma à líder do quilombo que deseja esquecer Bruno. Tenório propõe um negócio para Duda. Lívia toma conta de Tomaz. Sophia faz uma proposta a Clara.

Segunda, 20 de novembro
Clara decide pensar na sugestão de Sophia. Raquel é picada por uma cobra. Tônia empresta dinheiro para Bruno ir ao quilombo. Renato leva um advogado para conversar com Clara. Lívia não gosta de saber que sua cunhada vai com Renato até Pedra Santa. Josafá aconselha Clara a aceitar a proposta de Sophia e Mercedes tem um mau pressentimento. Duda concorda em fazer negócio com Tenório. A líder do quilombo não deixa Bruno falar com Raquel. Samuel recebe um rapaz em seu flat. Renato desconfia das intenções de Sophia e insiste para que Clara não aceite sua proposta. Nádia vibra com a volta de Bruno para casa. Duda e Tenório saem para ver alguns barcos. Clara e Gael se divorciam e ela passa suas terras para o nome do filho. Lívia não gosta de ter que deixar Tomaz com Clara. Sophia pede a ajuda de Samuel para comprovar que Clara é louca.

 

Terça, 21 de novembro
Sophia ameaça Samuel. Clara se apavora ao encontrar Gael em casa. Sophia explica seu plano para Lívia. A Mãe conta para Raquel que Bruno esteve no quilombo enquanto ela dormia. Tônia convida Bruno para jantar. Duda faz um seguro para o barco em nome de Tenório. Clara sente-se mal durante um passeio com Renato. Lívia ampara Tomaz ao ver a ex-cunhada ter uma vertigem. Bruno e Tônia se beijam. A Mãe convence Raquel a estudar Direito. Clara ouve Tomaz chorando, mas Lívia a contraria. Sophia pede o apoio de Vinícius em seu plano contra Clara. Samuel conta para Adinéia que lançará seu livro. Clara começa a ter alucinações.

Quarta, 22 de novembro
Clara imagina e afirma a Lívia que Gael invadiu seu quarto para tentar matá-la. Vinícius emite uma ordem de prisão para o filho de Sophia. Gael se embriaga em um bar com Rafael e alguns amigos. Clara tem alucinações na delegacia. Uma mulher observa Tenório e Duda. Nádia tenta descobrir com quem Bruno passou a noite. Sophia obriga Gael a fazer uma viagem de negócios. Clara implora que Lívia a leve para ver Mercedes e Josafá. Estela desconfia das intenções da mãe e pede para que Gael desista da viagem. Clara não deixa Josafá encostar em Tomaz. Mercedes tenta ajudar Clara, mas Lívia não deixa. Passam-se alguns dias. Clara recebe ameaças pelo celular e Renato a leva até a delegacia. Vinícius decide pedir uma avaliação psiquiátrica de Clara e Sophia orienta Samuel. Sophia suborna Gustavo para conseguir a internação de Clara.

 

Quinta, 23 de novembro
Sophia leva Clara para a clínica psiquiátrica e conversa com Samuel. Renato procura por Clara. Sophia manda Lívia voltar para casa. Beatriz observa Clara tentando fugir das enfermeiras. Gael volta de viagem e Sophia afirma que Clara foi embora e abandonou o filho. Josafá se preocupa com a neta e vai com Mercedes até a casa de Sophia. Gael se desentende com Renato por causa de Clara. Mercedes afirma a Sophia que ela será castigada. Beatriz impede Clara de tomar os remédios dados pelas enfermeiras. Sophia convence Gael a aceitar que ela compartilhe a guarda de Tomaz e a vilã acerta o pagamento de Gustavo para apressar a documentação. Sophia expulsa Josafá de seu bar e ateia fogo ao local.

Sexta, 24 de novembro
Josafá conta a Mercedes o que aconteceu com Clara. Beatriz explica como Clara deve se portar na clínica. Tenório não deixa Duda sair com ele no barco e acaba sofrendo um acidente fatal. Nádia vai à casa de Sophia buscar o dinheiro da propina paga ao marido. Bruno se encontra com Tônia. Adinéia diz a Suzy o que fazer para se encontrar com Samuel. Renato não se conforma com o sumiço de Clara. Sophia convence Gael a iniciar o garimpo das esmeraldas. Gael se incomoda quando Lívia se diz mãe de Tomaz. Rato leva Sophia para conversar com Mariano. Mercedes pede que Renato tente curar Josafá. Danilo informa a Duda que Tenório morreu no acidente com o barco. Clara conta sua história para Beatriz. Mariano decide trabalhar com Sophia e Leandra se anima com a notícia da instalação do garimpo. Nádia afirma a Tônia que irá ajudá-la a conquistar Bruno. Suzy tenta seduzir Samuel. Duda é surpreendida pela esposa de Tenório durante o velório. Clara pensa em fugir da clinica.

Sábado, 25 de novembro
Beatriz convence Clara a desistir de fugir. Duda é humilhada na igreja e fica preocupada com a quantia que perdeu depois da morte de Tenório. Samuel repreende Suzy. Sophia aconselha Lívia a reconquistar Renato. Renato sofre por causa de Clara. Beatriz e Clara especulam sobre os motivos da internação da menina. Sophia acerta os detalhes com Mariano sobre o garimpo. Renato tenta convencer Gael a forçar Sophia a contar a verdade sobre o que aconteceu com Clara. Mariano faz exigências a Sophia para começar o garimpo. Gael se desculpa com Josafá e descobre que a mãe pode estar envolvida no sumiço de Clara. Bruno beija Tônia e pensa em Raquel. Nádia afirma a Gustavo que Bruno se casará com Tônia. Adinéia observa Samuel. Danilo tenta fazer com que Duda pare de beber. Clara promete se vingar de Sophia e de todos que contribuíram para sua internação.