Domingo, 24 de setembro de 2017
18/04/2017 às 16:12:26
6º edição do Afoxé de Odé leva alegria, paz, axé e cultura para as ruas de Nossa Senhora do Socorro. 

No próximo dia 21 de abril, sexta-feira, a partir das 14h, acontece a sexta edição do Afoxé de Odé. O cortejo traz a magia dos tradicionais afoxés, também conhecidos como Candomblés de rua, que integram diferentes contextos da música ritual religiosa afrodescendente ao som dos atabaques e agogôs do povo de Odé. Um evento cultural e religioso que busca congregar adeptos, simpatizantes, autoridades e todo o povo de santo. O Afoxé já faz parte do calendário cultural oficial do município de Nossa Senhora do Socorro. 

Este projeto é uma realização do Abassá Maria da Paz, sob a inspiração e orientação espiritual da Yalorixá Silvia D´Oxum, que atesta toda a sua identidade, autenticidade e força e desenvolve trabalhos sociais junto a sua comunidade durante o ano inteiro. 

Afoxé, também chamado de Candomblé de rua, é uma manifestação afro-brasileira com raízes no povo Ioruba, e representa um dos traços de resistência das camadas populares da sociedade brasileira que, através da lapidação cultural espontânea, preservam como parte do vastíssimo legado gestado no continente também chamado de "Berço da Humanidade".

A charanga prepara um repertório especial com pontos e cânticos que homenageiam as divindades africanas, sobretudo Oxóssi, trabalhando variações e evoluções do ritmo. Os atabaques e os agogôs acompanhados dos xéqueres, são alguns dos instrumentos que dão “cor” à evolução dos ritmistas comandados pelo Maestro Dingo Bala.

Nesta edição de 2017, o afoxé conta com as participações especiais do Bloco Afro “Descidão dos Quilombolas” e da companhia de dança “Nova Era”.  O cortejo recebe total apoio da Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro. O evento já é sucesso e a expectativa do público em torno do evento já é grande. O cortejo terá concentração no Shopping Prêmio, às 14h e seguirá até o Instituto Revida, na avenida Coletora “C”, nº 646, Marcos Freire II.