POLÍTICA

09/01/2018 as 10:15

Itabaiana poderá eleger a “maior bancada” da Assembleia Legislativa em 2018!

Quorum

Política
Por Habacuque Villacorte
<?php echo $paginatitulo ?>

É um consenso que o processo eleitoral deste ano em Sergipe ocorrerá de uma maneira bastante atípica, mediante as manifestações do eleitorado, em sua maioria, insatisfeito com a classe política de uma forma geral. São muitas as indefinições para as chapas majoritárias, tanto para o governo quanto para o Senado. Por sua vez, o cenário que vem sendo montado para as pré-candidaturas de deputado federal e deputado estadual tem tido uma evolução maior.

 

Na avaliação deste colunista, para a Câmara Federal, não há muitas perspectivas de mudanças tendo em vista que muitos pré-candidatos já teriam desistido porque seus projetos políticos ficaram prejudicados, seja pelo tamanho do investimento ou por outros problemas de ordem pessoal. Mesmo com toda a queixa do eleitorado, sobretudo nas redes sociais, a tendência é que dos oito atuais deputados, cinco ou seis estejam reeleitos no final de 2018, a depender apenas da pré-candidatura ou não de André Moura (PSC) para o governo ou para o Senado.

 

Por sua vez, há uma expectativa de transformação nas cadeiras da Assembleia Legislativa. Muitos apostam em uma renovação natural de 30%, mas este colunista vai mais além e acha que esse índice pode ultrapassar a margem dos 40%. Dizer quem se reelege ou não é algo bastante prematuro ainda, mas não há como negar que aqueles políticos que têm base eleitoral forte no interior do Estado largam com certa vantagem na disputa.

 

Para a coluna, 2018 tende a ser um ano marcante para o eleitorado de Itabaiana, tendo em vista que o município poderá eleger, por enquanto, até cinco deputados estaduais. Luciano Bispo (PMDB) e Maria Mendonça (PP), que estão no exercício do mandato e que devem disputar a reeleição, naturalmente despontam bem na cidade e na região, mas terão que dividir a “fatia do bolo” com o pré-candidato Talysson, filho do prefeito Valmir de Francisquinho (PR).

 

É importante ressaltar ainda que o também deputado Gilmar Carvalho (sem partido) é filho de Itabaiana, tem registrado um crescimento do ponto de vista político e pode naturalmente conseguir a reeleição. O “quinto nome” do município para a Assembleia Legislativa seria o do empresário José Carlos Machado (PSDB), que hoje é pré-candidato a deputado federal, mas mediante as circunstâncias pode apostar em um retorno à Alese. Em síntese, não se sabe se a maior bancada para deputado estadual será da situação ou da oposição, mas já dá para apostar na “bancada itabaianense”...

 

Veja essa!

Nós chegamos ao nono dia de 2018 e, até agora, o governo do Estado não anunciou o calendário de pagamento dos demais servidores, em especial dos aposentados e pensionistas.

 

E essa!

Vale lembrar que, quando da exoneração dos cargos comissionados, recentemente, uma das medidas anunciadas pelo governador Jackson Barreto (PMDB) foi de que o alto escalão do governo e comissionados só receberiam após os aposentados e pensionistas e estes seriam priorizados. A turma está na bronca...

 

Prestígio

O líder do governo no Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), a cada visita ao interior prova que tem prestígio e que lidera um agrupamento. Prefeitos, ex-prefeitos e vereadores lhe acompanham e novas adesões são firmadas. Pela evolução, fica difícil acreditar que Moura vá se contentar em apenas disputar a reeleição...

 

Conversando

O deputado federal Valadares Filho (PSB) conversou com este colunista e confirmou o almoço com o senador Eduardo Amorim (PSDB) nessa segunda-feira (8). A oposição não havia discutido a eleição ainda, mas agora as conversas vão ser contínuas até as definições da chapa.

 

Defende Georgeo

Questionado por este colunista sobre a liderança da oposição na Assembleia Legislativa, Valadares Filho reforçou que a oposição tem bons quadros, mas que está satisfeita com o líder Georgeo Passos (PTC) e vai trabalhar para que ele continue coordenando a bancada em 2018.

 

Alô Emsurb!

No final de novembro, a Comissão Permanente de Licitação da Emsurb abriu os envelopes com as propostas de preço das empresas especializadas para a execução dos serviços de limpeza urbana de Aracaju, mas até agora a licitação não saiu do papel.

 

Alô Luiz Roberto!

O presidente da Emsurb, Luiz Roberto, chegou a anunciar que em 30 dias, aproximadamente, o processo estaria completamente concluído. A coluna pergunta: o que aconteceu com o prazo? E o resultado? A licitação também entrou em recesso?

 

Exclusiva!

Salve engano, o contrato emergencial vigente, onde a Cavo e a Torre respondem pela limpeza, termina nesta quarta-feira (10). Vale lembrar que o edital do lixo prevê a contratação de empresas para um prazo de cinco anos, com valor anual dos serviços de R$ 80 milhões.

 

Bomba!

Um político importante dentro do agrupamento governista está muito bem alinhado com a oposição. Quando percebeu que cada um está olhando seu lado, ele decidiu projetar seu futuro. Pelo visto, já sentiu que o “barco” está afundando e já está construindo alternativas. Só que sua vinda pode trazer “rupturas” também na oposição...

 

Lava jato

Circula nas redes sociais o extrato do termo aditivo no Diário Oficial do Estado, que teria sido assinado pelo diretor-presidente interino da Fundação Hospitalar de Saúde, José Almeida Lima, com a Carecautor Centro e Estética Automotiva LTDA-ME, da ordem de R$ 2,3 milhões, por 12 meses de contrato, para limpeza dos veículos da Saúde Estadual. Pelos preços praticados, este deve ser um grande lava jato, ou não?

 

Belivaldo Chagas

O vice-governador Belivaldo Chagas recebeu empresários da Suécia para apresentar o potencial econômico do Estado e estudar possíveis relações comerciais. “Fiquei muito feliz pelo interesse dos suecos por Sergipe, isso mostra que estamos no roteiro de investimentos a nível internacional. O nosso objetivo é continuar com esse tipo de conversa para que às parcerias sejam constantes. Quem ganha é o sergipano!”.

 

Capela I

O ex-prefeito de Capela, Ezequiel Leite (PR), faz uma denúncia grave contra a gestão da prefeita Silvany Sukita (PODEMOS): segundo ele, um rapaz contratado do município, que exerce a função de agente de limpeza pública (Gari), desesperado com alguns meses de salários atrasados, ingeriu veneno e está internado no Hospital em estado grave.

 

Capela II

Para Ezequiel já passou da hora dos órgãos fiscalizadores se posicionarem sobre o que acontece em Capela. “Não é de agora que eu venho denunciando o desastre que é esta gestão da prefeita Silvany. É lamentável que a gente chegue a esse ponto. Um profundo desrespeito com as pessoas que trabalham e não recebem. Parece que prestam trabalho voluntário para a gestão e quem falar, é exonerado”.

 

Ingeriu veneno

Ainda segundo o ex-prefeito, o contratado que ingeriu veneno encontra-se em estado grave no hospital. “A Prefeitura não pode medir esforços para salvar a vida deste rapaz. Enquanto a prefeita e auxiliares ostentam nas redes sociais, os trabalhadores passam fome e entram em desespero. É uma gestão criminosa! Não tenho outra definição”.

 

Apelo

Por fim, Ezequiel fez um apelo para os demais trabalhadores contratados. “Neste momento difícil, as pessoas precisam buscar a calma. Sei que não é fácil, que a fome e as contas não esperam, mas este tipo de gesto só piora as coisas. O mais prudente para quem está trabalhando sem receber é denunciar ao Ministério Público ou ao Tribunal de Contas”.

 

Outro lado

Por sua vez, a Prefeitura de Capela, através de sua assessoria, envia um áudio do irmão do rapaz que tentou suicídio negando, afirmando que ele ingeriu veneno porque “sofre de depressão” e que o mesmo já teria recebido o salário. Na gravação, o irmão diz que o dinheiro está na conta, mas que a família não tem como sacar o recurso.

 

Grato à prefeita

O irmão do rapaz que ingeriu veneno disse ainda que “sou muito grato por tudo que Silvany já fez pela gente. Ela é uma pessoa maravilhosa”, disse, não descartando a possibilidade de procurar a Justiça contra o ex-prefeito para reparar supostos danos morais.

 

Desafia I

Em resposta, Ezequiel Leite desafia a administração a apresentar os extratos dos depósitos feitos no Banco do Estado de Sergipe (Banese), comprovando os pagamentos regulares para os trabalhadores contratados pela prefeitura. “É uma piada de muito mal gosto! Dizer que a prefeitura de Capela paga em dia? O povo de Capela sabe que os contratados pela administração ficam meses sem receber!”.

 

Desafia II

“A prefeita fantasma exonerou 300 comissionados antes do final do ano, caso contrário não fechava a conta da gestão. E ainda tem a cara de pau de vir a público dizer que paga em dia? Notas de pagamento não provam nada! Eu quero ver é o extrato comprovando o depósito no Banese. Me desmintam provando com o depósito. Não se tem acesso ao dinheiro porque o dinheiro não entrou!”, desafiou Ezequiel

 

Maria do Carmo I

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de cuja bancada a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) é titular, vai analisar o projeto que institui o Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens. O objetivo é reverter os altos índices de violência contra os jovens no prazo de dez anos. A iniciativa é resultado dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito do Assassinato de Jovens, que funcionou no Senado entre 2015 e 2016.

 

Maria do Carmo II

“Infelizmente, os jovens são os principais alvos da violência. Segundo pesquisas, eles representam 58% das vítimas de homicídios, ainda quando estão na adolescência. Quando chegam aos 20 anos de idade, esse índice é ainda mais alarmante: são quase 70 jovens mortos, para cada 100 mil”, citou Maria, ao ressaltar que o Plano de segurança sinaliza para uma tentativa de minimizar esses dados e garantir que a juventude tenha direito à vida, “de forma digna, respeitosa e, sobretudo, engajada socialmente”.

 

Gustinho Ribeiro I

Quem tem mantido uma agenda extensa no interior, durante o recesso parlamentar, é o deputado estadual Gustinho Ribeiro (PRP). No último final de semana o parlamentar esteve em Siriri a convite de Marquinhos Mascarenhas para participar das comemorações do Dia de Santos Reis do município. “Uma data muito importante para o povo de Siriri, que marca também o início de um novo ano. Estou muito feliz em poder participar dessa tradicional festa", comemorou.

 

Gustinho Ribeiro II

O deputado também prestigiou a Festa de Santos Reis em Itabaiaininha ao lado de Breno Silveira, Nando de Gil Fontes, Louro da Conveniência, Nena Vilanova e Júnior da Emdagro. Gustinho Ribeiro também participou dos festejos de Salgado ao lado do vice-governador Belivaldo Chagas; do prefeito Duílio Siqueira; da primeira-dama Polyana Ribeiro.

 

Luciano Bispo I

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (PMDB), participou da transmissão de cargos na Capitania dos Portos de Sergipe. Na ocasião, ele destacou a parceria entre a Alese e a Capitania. A cerimônia aconteceu no pátio da Av. Ivo do Prado, em Aracaju, quando o cargo de Capitão dos Portos foi transmitido do Capitão de Mar e Guerra, João Batista Barbosa para o capitão de fragata, Alessandro Pires Black Pereira.

 

Luciano Bispo II

“Eu vim trazer um abraço ao comandante João Batista, que está saindo e fez um belíssimo trabalho, além de uma importante parceria com a Assembleia Legislativa de Sergipe. Desejo felicidades a ele e quero dizer ao novo comandante da Capitania dos Portos de Sergipe, Alessandro Pires Black Pereira, que a Assembleia Legislativa continua a disposição e esperamos manter a mesma parceria”, enfatiza o presidente da Alese, deputado Luciano Bispo.

 

Capitão de Fragata

Natural de São Paulo, o Capitão de Fragata João Batista Barbosa, recebeu ano passado o Título de Cidadão Sergipano na Assembleia Legislativa de Sergipe. “Fecho dois anos e meio em Sergipe, tendo sido convocado para retorna ao Ministério da Defesa, em Brasília, agradecendo a parceria e amizade construída junto aos sergipanos”, afirma.

 

TCE

O conselheiro Ulices Andrade deu início à sua gestão na presidência do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) com a perspectiva de trabalhar para que a Corte exerça "seu papel de fiscalizar com rigor, julgar com isenção e, quando for o caso, punir dentro da lei a todo e qualquer gestor que contrarie ou desrespeite os princípios fundamentais da administração: interesse público, eficiência, transparência e moralidade". 

 

Ulices Andrade

Assim Ulices assegurou em seu discurso de posse, no dia 15 de dezembro, quando disse ainda que o Tribunal será “parceiro e colaborador de todos aqueles gestores que trabalhem com eficiência, ética, transparência e claros objetivos republicanos”. Em meio às primeiras medidas já adotadas, o conselheiro-presidente iniciou a montagem de um grupo técnico que fará um diagnóstico sobre a situação econômica e financeira do Estado, analisando aspectos relevantes como o déficit previdenciário.

 

Novos diretores

Junto ao novo presidente, já exercem suas atividades os cinco novos diretores que irão auxiliá-lo na gestão do órgão no biênio 2018/19. São eles: Patrícia Verônica Nunes Carvalho Sobral de Souza, na Diretória Técnica (Ditec); Ana Stella Barreto Rollemberg Porto, na Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos); Ana Cristina Guimarães Pires, na Diretoria Administrativa e Financeira (DAF); Edson Brasil Filho, na Diretoria de Modernização; e Theotônio Narcizo da Cruz Neto, na Diretoria de Comunicação (Dicom).

 

Clima diferente

Entre as pessoas que trabalham no Tribunal de Contas a sensação é de que já se tem um ambiente muito melhor em todo prédio. A mudança de comando no Poder já tem reflexos, inclusive na presidência, onde não se tem burocracia para ser atendido. Ulices tem mantido seu gabinete aberto para todos e já tem sido elogiado por isso, inclusive por outros colegas conselheiros.

 

Edvaldo Nogueira I

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, em seu gabinete, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, quando discutiram as possibilidades de parcerias entre a prefeitura de Aracaju e o Ministério da Cultura e abriram um canal de diálogo para tratar da retomada do Forró Caju. Ficou definido que uma nova reunião para discutir o tema será realizada ainda neste mês em Brasília.

 

Edvaldo Nogueira II

“Foi um encontro muito especial, pois discutimos sobre Cultura e foi muito bom perceber que eu e o ministro Sérgio Sá Leitão temos visão semelhante sobre a temática cultural no que diz respeito à ação do poder público. Conseguimos afinar as nossas ideias, o que tende a ser muito positivo para Aracaju”, afirmou o prefeito.

 

Fábio Meireles

Aproveitando o mês de janeiro, dedicado à prevenção da saúde mental, o vereador Fábio Meireles (PPS) defendeu a necessidade de fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial de Aracaju (Reaps), que desde o ano passado tem sido reestruturada pela gestão municipal. Para Fábio, o foco deve ser “estimular um número cada vez maior de pessoas a refletir e debater sobre doenças psicológicas e suas possibilidades de tratamento”.

 

Emília Corrêa I

A vereadora Emília Corrêa (PEN) cobra o funcionamento das câmaras frigoríficas do Mercado vereador Milton Santos, localizado no Conjunto Augusto Franco. O objetivo é garantir a segurança alimentar dos consumidores, através da manipulação e principalmente acondicionamento correto de carnes e peixes.

 

Emília Corrêa II

Segundo Emília, não se pode negligenciar a preservação da saúde dos consumidores aracajuanos, quando o assunto é o devido acondicionamento de carnes e peixes adquiridos nos Mercados de Aracaju. “A informação de alguns comerciantes do Mercado do Augusto Franco é de que as câmaras frigoríficas nunca foram colocadas em funcionamento”, ressaltou.

 

Alessandro Vieira I

Alessandro Vieira concedeu entrevista na Ilha FM para o radialista Carlos Ferreira e relatou as ações do MOVA-SE na busca de transparência na Administração Pública e sua avaliação sobre a crise que o Estado de Sergipe atravessa. Ele teve conhecimento do aditivo no contrato da SES e irá solicitar informações.

 

Alessandro Vieira II

Ele também relatou sobre a ação contra a Câmara de Vereadores de Nossa Senhora do Socorro por falta de transparência que está tramitando no Ministério Público. Ainda lembra que há muitas ações que caminham na justiça e o movimento aguarda as conclusões.

 

Caso barriga I

Passados mais de 20 dias da execução de Clodoaldo dos Santos Melo o caso ainda segue sem solução. “Barriga”, como era conhecido, era um dos coordenadores do Movimento SOS Emprego, na Barra dos Coqueiros e foi morto a tiros, na porta de sua casa no dia 14 de dezembro. O crime ocorreu no povoado Capuã onde ele morava com sua família e onde colhia e vendia cocos, já que estava desempregado.

 

Caso barriga II

Para o movimento e a família, a demora na prisão dos assassinos e seus mandantes é um risco permanente, já que outros coordenadores também foram ameaçados. Informações dão conta de que a movimentação suspeita de veículos (carros e motos) em torno de coordenadores do movimento voltaram a acontecer. Na semana em que Barriga foi executado, a família notou a presença de carros rondando sua casa.

 

Cobrança

Sendo assim, o Movimento SOS Emprego e a família de Clodoaldo seguem pedindo respostas às autoridades. Quem matou Barriga? Mesmo com a divulgação do retrato falado de um dos suspeitos e do vídeo da fuga dos assassinos ninguém foi preso. Enquanto espera por respostas, os membros do movimento e suas famílias convivem com o terror de que as ameaças sofridas sejam consumadas. Mas ainda assim não se intimidam.

 

Laranjeiras I

Atendendo a um convite do líder do Congresso Nacional, deputado federal André Moura (PSC), o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, esteve em Sergipe, nesse final de semana, para prestigiar a 43ª edição do Encontro Cultural de Laranjeiras. O ministro foi recepcionado pelo prefeito Paulo Hagenbeck (DEM), o “Paulão das Varzinhas”, pelo deputado estadual Paulinho Filho e pela vice-prefeita Suely Alves (DEM), a “Suely da Escolinha”.

 

Laranjeiras II

“O deputado federal André Moura conversou muito comigo em Brasília e ao me estender o convite, defendeu que eu viesse a Sergipe para conhecer a força e a diversidade da cultura do Estado. Hoje eu constato que era verdade e vejo que o Encontro Cultural de Laranjeiras vai muito mais além, inclusive, gerando muito emprego, gerando renda, além de sua expressão cultural e artística”, destacou o ministro da Cultura.

 

Ministro

Sérgio Sá Leitão explicou que entre 2017 e já em 2018 o governo federal, através do Ministério da Cultura, já investiu cerca de R$ 19 milhões em Sergipe. “Considere aí intervenções em Laranjeiras, Estância, São Cristóvão, Aracaju e outras cidades, como ações de restauração do patrimônio histórico, instalação de centros culturais e patrocínios a festivais como o Encontro Cultural e apoio a grupos tradicionais”.

 

Apoio para 2019

Por fim, além dos investimentos significativos, o ministro assegurou apoio do governo federal para o Encontro Cultural de Laranjeiras em 2019. “Estou tendo uma experiência sensacional aqui em Laranjeiras, com tantas manifestações culturais. Isso é espetacular! Estaremos sim apoiando a prefeitura para a realização deste evento em 2019, para que ele venha a ser ainda maior e ajude a promover a cultura de Laranjeiras”.

 

Paulão das Varzinhas

O prefeito Paulão das Varzinhas agradeceu o apoio do ministro e espera poder ampliar cada vez mais esta parceria com o governo federal. “Quero agradecer ao ministro que veio prestigiar as manifestações culturais de Laranjeiras e ao deputado federal André Moura e ao senador Eduardo Amorim que são parceiros da nossa administração e que nos ajudam muito em Brasília. Vamos seguir o trabalho e vamos buscar ampliar ainda mais esta parceria com o Ministério da Cultura”.

 

Avaliação positiva

“Nós só podemos fazer uma avaliação extremamente positiva desta iniciativa do prefeito Paulão das Varzinhas, porque este Encontro promovido pela Prefeitura valoriza e difunde a Cultura não apenas do povo de Laranjeiras, mas de todo o Estado de Sergipe, porque vejo nele o compromisso de manter vivas as tradições dessa gente, sem contar a dinâmica de inserir vários palcos espalhados pela cidade”, destacou o líder do Congresso Nacional.

 

André Moura I

Em seguida, André Moura continuou enaltecendo a sensibilidade do prefeito e de todos que fazem a administração de Laranjeiras. “Que o prefeito continue investindo e trabalhando para preservar estas tradições. Vejo muitos turistas na cidade, prestigiando, gerando emprego e renda, e muitos grupos folclóricos se apresentando. O ministro está em Sergipe, veio a Laranjeiras e disse que tinha curiosidade em conhecer o Encontro Cultural”.

 

André Moura II

Por fim, André Moura não descartou que a presença do ministro resulte em novos investimentos para a manutenção e preservação das tradições culturais em Laranjeiras. “Vamos trabalhar por mais parcerias que valorizem a cultura sergipana, daqui do município, preservando este patrimônio histórico que pertence não apenas a este povo, mas a todo o País”. 

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 




Tópicos Recentes