POLÍTICA

17/01/2018 as 08:42

Pré-candidatos ao Governo precisam assumir compromisso com a Educação!

Quorum

Política
Por Habacuque Villacorte
<?php echo $paginatitulo ?>

A violência é uma realidade em todo o País e não apenas em Sergipe, que por dois anos consecutivos figurou como o Estado mais violento do Brasil. E vários fatores estão relacionados a este índice tão negativo. Temos uma legislação branda demais, os investimentos em Segurança Pública são ineficientes ou foram equivocados, o efetivo policial está abaixo do necessário e o aumento do desemprego é uma realidade. Todos estes são pontos críticos que só “alimentam” o crescimento do crime organizado.

 

Mas como tirar Sergipe desta situação? Seja lá quem forem os pré-candidatos a governador em 2018, é preciso que cada um deles tenha em seus planos de governo propostas efetivas e executáveis para ajudar a reduzir tanta violência, mas para este colunista, um dos primeiros passos é assumir um compromisso formal com a política de Educação do Estado. É preciso que o futuro chefe do Executivo reúna professores e alunos, é preciso que o diálogo neste sentido seja amplo e efetivo, e que da escola saiam propostas para reduzir a ação do crime.

 

Nenhuma gestão, nenhum governo consegue evoluir sem o devido investimento em Educação. Mas não basta despejar dinheiro na área! É preciso um planejamento eficiente, ouvir a população e a comunidade estudantil, conhecer as demandas. A escola pública também precisa se modernizar, ser um atrativo para que o aluno sinta-se estimulado, que frequente as aulas e passe menos tempo nas ruas. Que tenha sim uma merenda de qualidade e continuada. Pode-se associar também o esporte como complemento, para com disciplina Sergipe possa ter uma geração melhor do que a atual.

 

O Governo do Estado tem que fazer a sua parte e, pelo menos, pagar em dia o piso do magistério; tem que reformar as escolas e dar condições de trabalho aos professores e de estudo para os alunos. É preciso que o próximo governador foque na evolução da qualidade de ensino. Feito isso, em médio e longo prazo os índices de violência tendem a decrescer. É preciso mudar esta triste realidade. Hoje a “escola do crime” forma muito mais, e mata ainda mais também. O mundo das drogas invadiu as escolas e está destruindo as famílias.

 

Temos hoje uma geração perdida, vítima de todos os fatores, mas da falta de compromisso com Educação. A oposição batizou os últimos anos de “década perdida”. Tem certa razão, porque os investimentos vieram, obras aconteceram, é verdade, junto com o desenvolvimento. Sendo que esse veio um tanto desordenado. Só que o “tripé” da administração pública (Saúde, Educação e Segurança) retrocedeu. Os índices provam isso. Sergipe não é mais o mesmo e não é verdade que hoje ele está melhor. Mas existe outra geração pronta para ser salva. É hora de agir...

 

Veja essa!

Os possíveis pré-candidatos a governador em 2018 já estão se articulando politicamente, nos bastidores. Como a tendência é que tenhamos uma campanha pobre em recursos financeiros, a turma está “crescendo os olhos” para o tempo de televisão...

 

E essa!

O PSB, do senador Valadares e do deputado federal Valadares Filho, está de olho nisso e, se não conseguir a unidade na oposição, já está buscando viabilizar seu projeto político com outras legendas.

 

Na Bahia

Falando em Valadares Filho, por exemplo, a informação é que esses dias ele passou por Salvador (BA), onde teria tratado também de política em conversas reservadas. Pode vir muita novidade pela “linha verde”...

 

Bomba!

Este colunista descobriu que existe uma ala no governo de Jackson Barreto (PMDB) “costurando” uma aliança com o DEM em Sergipe, entendimento que marcaria o retorno da senadora Maria do Carmo Alves (DEM) para a Secretaria da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh).

 

Exclusiva!

As informações dão conta que Zezinho Sobral (PMDB) pode se afastar da Pasta ou para candidatar-se a deputado estadual ou até ser aproveitado em outra área com que se identifique mais. Maria do Carmo viria para dar um tom “social” à Assistência.

 

Olho nele!

Os entendimentos com o DEM estariam sendo costurados para que o Pastor Virgínio de Carvalho Neto assuma, novamente, o mandato de senador da República. Seria uma forma de trazer o apoio da Assembleia de Deus para a pré-candidatura de Belivaldo Chagas.

 

Não será candidato

Apesar das inserções na televisão, há quem diga que Zezinho Sobral novamente não será candidato, desta vez a deputado estadual. Observadores do cenário político avaliam que ele acerta quando se coloca “no jogo” para “valorizar seu passe”.

 

PRP

O partido presidido pelo deputado estadual Gustinho Ribeiro tende a apoiar a pré-candidatura de Belivaldo Chagas para o governo do Estado em 2018, mas primeiro a legenda quer discutir espaços e composições políticas.

 

Adesão

O PRP tem hoje mais de 400 lideranças políticas em todo o Estado e há uma movimentação dentro do partido para que seja realizado, em breve, um grande ato político de adesão às pré-candidaturas de Belivaldo para o governo e de Gustinho Ribeiro para deputado federal, além de algumas novidades para deputado estadual.

 

TCE I

Para o conselheiro Ulices Andrade, presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além de exercer um papel fundamental na fiscalização dos gastos realizados com o dinheiro público, a Corte de Contas é um órgão cujo diálogo com os gestores e o trabalho orientativo tem prevenido irregularidades nas gestões. 

 

TCE II

A opinião do conselheiro foi enfatizada em visita do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, na manhã dessa segunda-feira (15). Conforme havia antecipado em seu discurso de posse, Ulices observou que o TCE buscará incrementar a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial dos órgãos, mas também trabalhará de forma incisiva na vertente pedagógica.

 

Ulices Andrade

“O prefeito Edvaldo nos fez uma visita institucional e achamos oportuno já que aqui é a Casa não apenas dos conselheiros e funcionários do TCE, mas também daqueles que gerenciam e administram os recursos públicos; como já disse anteriormente, uma das nossas responsabilidades está na orientação e capacitação dos nossos jurisdicionados para que obtenham novos conhecimentos e qualificação técnica", comentou o presidente do TCE.

 

Edvaldo Nogueira

Segundo o prefeito Edvaldo Nogueira, a visita de cortesia proporcionou um diálogo produtivo acerca das perspectivas do TCE para o biênio 2018/19. "Pela sua experiência, capacidade e competência, o presidente Ulices vai, de uma maneira efetiva, fazer com que o Tribunal de Contas continue fazendo um trabalho de fiscalização, mas, acima de tudo, de prevenção para que os problemas não aconteçam", comentou Edvaldo. Na visita do prefeito da capital estiveram presentes também os conselheiros Carlos Alberto, Carlos Pinna, Susana Azevedo e Angélica Guimarães.

 

Capitão Samuel I

O deputado estadual capitão Samuel Barreto (PSL), presidente da Comissão de Segurança Pública na Alese, informa que o Estado tem hoje cerca de 22 mil dependentes de crack, 88 mil de cocaína e outras drogas, o que significa mais que 5% da população. “Dos 21 milhões devolvidos do orçamento  da Alese, o presidente da Casa, deputado Luciano Bispo (PMDB),  orientou ao Governo do Estado, que  usasse  o valor de R$ 2 milhões para o Programa de Prevenção às Drogas”,  informou.

 

Capitão Samuel II

Samuel afirma que há um projeto para Sergipe integrar de forma transversal todas as Políticas Públicas relacionada a prevenção à violência e as drogas, municípios, estado e sociedade civil de forma integrada. “Que Deus abençoe todas as autoridades deste estado, oposição e situação, as comunidades e todos que entrem na luta contra este mal que está atingindo a todos,ricos e pobres”, disse o parlamentar.

 

Jeferson Andrade I

Quatro associações da região do Sertão Sergipano foram contempladas por Projeto de Lei (PL) desenvolvido pelo então deputado Estadual, do PSD, Jeferson Andrade no ano de 2017. As associações passaram a ter o status de “Reconhecimento de Utilidade Pública”, e as justificativas dos PL’s  de cada instituição foram aprovadas  pela  Casa Legislativa (Alese),  durante última votação da casa, a qual  ocorreu em dezembro de 2017.

 

Jeferson Andrade II

O Projeto de Lei Ordinária de nº 137/2017,  permitiu o Reconhecimento de Utilidade Pública à  Associação Comunitária Nossa Senhora da Conceição, com sede na Fazenda Pedra Branca, no Povoado Borda da Mata, em Canhoba e foro na Comarca de Gararu.  Também,  Projeto de Lei Ordinária 138/2017, obteve Reconhecimento de Utilidade Pública a Associação Comunitária Miguel Cardoso,  com sede no Assentamento Borda da Mata, também em Canhoba.

 

Jeferson Andrade III

Já o Projeto de Lei Ordinária  de nº 157/2017, reconheceu de Utilidade Pública Estadual a Associação Desportiva do Projeto Pé de Moleque, no município de Pacatuba. Por fim, outra instituição que foi reconhecida  por meio de PL aprovado e de autoria de Jeferson Andrade é a Associação de Mulheres do Campo de Santana do Francisco, com sede em Santana do São Francisco.

 

PMA X DESO I

O prefeito Edvaldo Nogueira reagiu, com indignação, à intervenção feita pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), na avenida Antônio Fagundes Santana, no bairro 13 de Julho, que provocou a destruição do novo pavimento da via. A Deso iniciou uma obra no local alguns dias após a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) finalizar o completo recapeamento da avenida. No entanto, a companhia estadual não recuperou o pavimento.

 

PMA X DESO II

“A Deso tem gerado constantemente problemas nas avenidas e ruas de Aracaju. A empresa realiza as suas obras, mas não recuperar a via na forma como encontrou. No caso da avenida Antonio Fagundes, é ainda mais grave, porque aquela via tinha acabado de receber o nosso programa de recapeamento. Todo o piso foi recuperado, já tínhamos feito a sinalização. Estava um tapete. Infelizmente, a Deso destruiu este pavimento, realizou a obra e não recuperou o asfalto”, disse o prefeito. 

 

Na Justiça

Diante desta situação, Edvaldo solicitou mais uma vez ao presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, que se reúna com a direção da Deso e apresente o plano de obras da prefeitura, para que a empresa estadual se antecipe na realização de suas intervenções. O prefeito também anunciou que irá acionar judicialmente à Companhia de Saneamento do Estado para que, ao final das obras, devolva à cidade o pavimento da mesma forma que o encontrou. 

 

Carmén Lúcia

Em virtude da presença da presidenta do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Carmen Lúcia, os trabalhadores do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE) e demais entidades sindicais e da sociedade, reunidas na Frente Brasil Popular, fazem ato nesta terça (16), a partir das 10 horas, em frente ao Palácio da Justiça, Centro de Aracaju.

 

Em Sergipe

A ministra virá à cidade para conhecer unidades prisionais do Estado, como parte de sua avaliação do sistema prisional brasileiro. A chegada está prevista para as 8h30 no aeroporto de Aracaju. De lá, a comitiva seguirá para visita ao Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico e ao Presídio Feminino de Sergipe. Na sequência, terá reunião com desembargadores e juízes na sede do Tribunal de Justiça, devendo retornar ao aeroporto às 13h30.

 

PSOL I

Em reunião estadual do MES/SE (corrente interna do PSOL que tem como dirigente nacional, a ex-deputada federal gaúcha Luciana Genro), deliberou dentre outros temas organizativos, lançar a pré-candidatura do Sindicalista e ex-candidato a governador do pleito de 2010, Francisco Henrique, além de colocar os nomes de Luís Alberto de São Cristóvão; de Emanoel dos Correios de Poço Redondo; do Filipe Dória de São Cristóvão; de Rita de Canindé de São Francisco e de Manoel Cardoso de Aracaju.

 

PSOL II

Os nomes estão à disposição do partido para disputar internamente as pré-vagas para o Senado Federal, a Câmara Federal e a Assembleia Legislativa Estadual. Sendo estes nomes escolhidos para tais cargos diante de amplo debate democrático com as bases da corrente nos vários municípios onde a mesma tem filiados, simpatizantes e militantes em Sergipe.

 

PSOL III

Para o Professor Luis Alberto que é um dos coordenadores do MES/PSOL em Sergipe, a indicação das pré-candidaturas da corrente, consolida o PSOL como um partido democrático de fato, mostrando que as bases populares tem o direito de participar do pleito eleitoral, enriquecendo o debate e mostrando que política deve sim ser feita pelo povo, com o povo e para o povo. Com a Indicação de Francisco Henrique pelo MES/SE, o PSOL hoje tem três pré-candidatos ao Governo do Estado no pleito de 2018.

 

Avosos I

A Associação dos Voluntários a Serviço da Oncologia (Avosos) foi uma das entidades sem fins lucrativos premiadas pelo programa ´Nota da Gente´. O sorteio aconteceu na manhã dessa segunda (15), no auditório do 6º andar da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz). A iniciativa é do Governo do Estado de Sergipe e tem por objetivo estimular os consumidores a exigirem a entrega do documento fiscal na hora da compra, bem como conscientizá-los sobre a importância social do tributo.

 

Avosos II

No caso das instituições, a participação no sorteio acontece por meio da indicação dos consumidores, elegendo a entidade que deseja ser contemplada. Quanto mais indicações a entidade possuir, maiores chances de ser sorteada. “Queremos agradecer primeiramente a todos os consumidores que indicaram a Avosos para receber esta premiação de R$ 10 mil, que servirá ao Projeto Casinha Feliz. Nele reformamos as casas de crianças e adolescentes com câncer e doenças hematológicas crônicas assistidas pela instituição”, informa o presidente voluntário da Avosos, Wilson Melo.

 

Fecomércio I

O Sistema Fecomércio segue avançando em suas ações direcionadas para prestar serviços de qualidade para a população do interior de Sergipe. Duas ações marcaram o início das atividades do sistema no ano de 2018, na quinta-feira (11). Foram lançadas simultaneamente as operações das unidades móveis Sesc Saúde Mulher, na cidade de Riachão do Dantas, e OdontoSesc, no município de Tomar do Geru.

 

Fecomércio II

As unidades promoverão assistência de saúde bucal e odontológica, por meio do OdontoSesc, e de ações preventivas contra o câncer de mama e colo do útero, através do Sesc Saúde Mulher. A expectativa do presidente do Sistema Fecomércio, Laércio Oliveira, é de que mais de cinco mil pessoas sejam atendidas pelas duas unidades enquanto estiverem instaladas nos municípios.

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

 

 




Tópicos Recentes