SAÚDE

20/12/2017 as 16:11

Médicos tiram dúvidas se o cuscuz é vilão ou mocinho para a gastrite

O bom e velho cuscuz na mira dos produtos proibidos para quem sofre de gastrite? profissionais da saúde desvendam essa história

TUDOGOSTOSO<?php echo $paginatitulo ?>

 

Além do uso de medicamentos, algumas doenças exigem que o paciente modifique os seus hábitos alimentares para que o quadro seja tratado ou não piore. Uma dessas condições é a gastrite, que é descrita como a inflamação, infecção ou erosão do revestimento do estômago.

Será que algum que sofre com a doença precisa parar de comer cuscuz? Ou não é verdade que o cuscuz faz mal para gastrite?

O cuscuz é uma receita preparada à base de milho, visto que pode ser feita com fubá, farinha de milho ou flocos de milho pré-cozidos. A nutricionista funcional Fernanda Granja afirma que o cuscuz de milho não é prejudicial para quem sofre com a gastrite, apesar de profissionais concordarem que o milho (ingrediente que é a base do cuscuz) faz mal para a gastrite.
O gastroenterologista Eduardo Antonio André respondeu que “definitivamente não faz mal, pode comer à vontade”. Além disso, a nutricionista Erica Wickham disse que o fubá – utilizado no preparo do cuscuz – é uma escolha adequada de ingrediente que pode aparecer na dieta da pessoa diagnosticada com gastrite.

A nutricionista Fernanda Granja aconselhou que o prato não seja preparado com leite ou queijo. Ela esclareceu ainda que cada nutricionista pode ter a sua conduta ao indicar uma dieta, porém, ela acredita que os produtos lácteos estimulam a acidez do estômago, o que piora um quadro de gastrite.
Uma publicação do Dr. Axe que falava sobre a dieta adequada para a gastrite abordou a questão do leite e outros produtos laticínios. Segundo a página, durante anos os médicos aconselhavam os seus pacientes a tomar leite como forma de revestir o estômago e ajudar a bloquear o efeito dos ácidos, entretanto, essa tática não é mais considerada útil.

Atualmente, os especialistas acreditam que, na realidade, o cálcio e os aminoácidos do leite estimulam a liberação de uma produção ainda maior de ácido, o que pode fazer com que os sintomas da gastrite sejam piorados.

Alimentos ricos em gordura também podem piorar a inflamação do revestimento do estômago. Logo, para quem tem gastrite não é uma boa alternativa rechear ou misturar o seu cuscuz com comidas gordurosas.
Comidas ácidas, frituras e alimentos apimentados também devem ser evitadas por quem sofre com a doença devido ao fato de que também podem provocar irritação ao estômago.




Tópicos Recentes